Em todos os projetos em que atuo, sempre procuro utilizar um Framework para ajudar na organização do meu plano de marketing, afinal, o marketing digital permite seguir por tantos caminhos diferentes que se não tivermos um norte, corremos o risco de nos desviar da rota e não alcançar os resultados esperados.
Por isso, é muito importante ter ciência de que um bom plano de marketing começa pelo entendimento de alguns elementos fundamentais, que o guiará nessa jornada.
Estes seis itens abaixo compõe o Framework de marketing que utilizo:
1. O QUE – O que você está oferecendo?
2. POR QUE – Qual o seu objetivo?
3. QUEM – Quem é o seu público?
4. COMO – Qual mensagem você quer passar?
5. QUANDO – Qual a jornada do consumidor?
6. ONDE – Quais canais você pretende utilizar?
1. O QUE
Qual a proposta de Valor?
O que está você vendendo ou pretende vender?
Qual é o seu modelo de negócio? Quais valores você promove ou deseja promover?
2. POR QUE
É a parte mais importante de qualquer plano.
Por que você está engajado nesse projeto? Qual o seu objetivo?
Procure sempre utilizar um objetivo SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound).
S (Específico)
M (Mensurável)
A (Atingível)
R (Relevante)
T (Temporal)
3. QUEM
Quem é a sua audiência? Quais as principais características deste público que você pretende conversar?
Sem a definição de um público específico, será muito mais difícil criar conteúdos envolventes e que atendam os objetivos estipulados.
Se você pudesse materializar o perfil do seu cliente ideal, como ele seria? A esse cliente ideal, damos o nome de Persona.
Persona é a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa, a principal função de criar uma persona é compreender o cliente e o que ele precisa, baseando-se em dados reais sobre comportamento e características demográficas, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Os mapas de empatia também nos ajudam a conhecer profundamente nosso público-alvo e a identificar quais são as suas principais necessidades e as suas dores.
4. COMO
É a mensagem e o conteúdo que serão criados para alcançar a sua persona. A mensagem desenvolvida deve ser direcionada para o público específico e ter um conteúdo relevante, valioso e que envolva a sua persona.
5. QUANDO
Qual a trajetória esperada do consumidor? Em qual parte da jornada de compra ele está?
Aqui é importante definir as estratégias para cada etapa da jornada de compra, se você fez o seu dever de casa, nesse momento é importante conhecer os hábitos de consumo e utilizar as ferramentas de marketing digital para identificar o que ele está buscando:
Lembre-se: nem todo o cliente conhece você ou o seu produto.
6. ONDE
Existem diversos locais de contato com o mercado e o consumidor, esses locais são chamados de canais de comunicação. Os canais são onde você alcança sua audiência. Seus clientes podem ser alcançados em todas as etapas da jornada do cliente, por muitos canais diferentes.
Utilizamos os canais para nos comunicar e criar relacionamento com os consumidores. Os canais permitem que as empresas e os consumidores se comuniquem por telefone, meios digitais, lojas físicas, entre outros.
O Marketing busca sempre mais. Mais participação de mercado, mais clientes, mais trabalho. O Marketing é impulsionado pelo melhor, melhor serviço, melhor comunidade, melhores resultados. O Marketing cria cultura, status, afiliação. Acima de tudo, Marketing é Mudança. – Seth Godin